Compete à Secretaria Municipal de Turismo:
I- A formulação de políticas públicas para o turismo no município, em conformidade com a lei geral do turismo em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo;
II– a criação do Plano Municipal de Turismo;
III– o Planejamento e coordenação de atividades e eventos geradores de fluxos turísticos;
IV- promover o desenvolvimento dos segmentos turísticos potenciais do município;
V- captar recursos para financiamento de empreendimentos turísticos junto a organismos nacionais e internacionais;
VI- estabelecer estratégias de comunicação para promoção, divulgação e comercialização dos produtos e do destino turístico;
VII– promover o desenvolvimento econômico urbano e rural;
VIII– incentivar o empreendedorismo a partir do fomento aos nichos do turismo;
IX- implementar o Programa de Regionalização do Turismo;
X- garantir pontos de apoio e informação ao turista;
XI- fomentar as cadeias produtivas do turismo, agregando valor comercial;
XII- planejar e coordenar a execução de atividades que visem o desenvolvimento cultural e artístico;
XIII - garantir a preservação e revitalização do patrimônio arquitetônico e histórico do município;
XIV– promover a valorização dos atrativos turísticos;
XV - realizar a roteirização turística do município;
XVI - elaborar e distribuir guias turísticos;
XVII– elaborar e divulgar o Calendário Turístico Municipal, nos termos da Lei Municipal nº 859, de 14 de dezembro de 2015;
XVIII- executar outras atividades correlatas.
Jacelly Araújo dos Santos
Rua Álvaro Campos Oliveira, s/n (74) 99805-1111 turismo@barradomendes.ba.gov.br Atendimento de segunda à sexta das 8h às 14h
Jace Araújo é uma pessoa bastante carismática, simpática e amorosa.
Militante, ativista vegana pelo direito de todos os animais, pela liberação animal. Antirracista, comunista, socialista, Jace Araújo é psicóloga, feminista e revolucionária.
Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal da Bahia.
Atua há mais de uma década no Território de Irecê como Psicologia Social, Comunitária e da Saúde.
Foi Psicóloga do Centro de Referência da Mulher Ana Joaquina de Castro Dourado de Irecê Bahia atendendo com apoio emocional e psicológico às mulheres em situação de violência doméstica, participando ativamente do Movimento Social Feminista pela Delegacia Territorial da Mulher (ainda em luta) e Ronda Maria da Penha, hoje uma realidade.
Participou de um trabalho pioneiro no território de Pesquisa e Reconhecimento de Comunidades Remanescentes de Quilombos e Certificação das Comunidades Quilombolas de América Dourada, Central, Ibipeba e Barra do Mendes.
Foi pacificadora conciliadora por 4 anos na comarca de Barra do Mendes onde atuou com muita responsabilidade e compromisso social na promoção da paz pública e da resolução de conflitos interpessoais e comunitários.
Hoje atua como Gestora de Turismo, é Secretária Municipal de Turismo de sua terra natal Barra do Mendes onde destacou-se na região quando conseguiu adquirir recursos para a Elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Territorial e Sustentável do Turismo, instrumento de gestão importantíssimo para estruturar o Destino Turístico com Dinamização da Economia, Geração de Emprego e Renda e Preservação Ambiental e dos Estilos de Vida das Populações Rurais com Desenvolvimento Rural.
Em parceria com o Estado da Bahia através da Secretaria de Turismo preside uma Instância de Governança Regional enquanto Coordenadora da Câmara Técnica de Turismo da Chapada Diamantina, favorecendo a promoção, valorização e divulgação do Circuito Turístico da Chapada Velha e a mobilização e sensibilização dos demais municípios participantes onde graças a seu trabalho Barra do Mendes é signatário.